quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alexander Pope (1688 - 1744)


O brilhante Alexander Pope foi um poeta, ensaísta, satirista, desenhador de jardins, conhecedor de arte, escritor de cartas e pessoa de espírito. Arrastou-se pela vida com pouca saúde, dizia-se por gastar demasiado tempo com os seus livros, mas de facto tinha tuberculose óssea, contraída na infância, que o deixou enfezado, aleijado e atormentado por diversas maleitas. Suscitou muitas inimizades, mas também um largo círculo de amigos. Gostava da companhia das damas e possuía um enorme charme, mas embora as mulheres gostassem da sua atenção e inteligência, os seus sentimentos profundos nunca eram retribuídos.
Duas irmãs, Martha e Teresa Blount, eram amigas especiais, e correspondeu-se com ambas, escrevendo a certa altura a Teresa: "A minha violenta paixão pelo vosso ser e pela vossa irmã divide-se, e com a mais maravilhosa regularidade no mundo. Desde a minha infância que tenho estado apaixonado, ora por uma ora por outra, semana após semana" Pope nunca se casou, e Martha foi herdeira dos seus bens.
Seguem-se quatro cartas: uma para cada das irmãs Blount, e duas para Lady Mary Wortley Montagu, outra amiga íntima, casada com um diplomata e vivendo em Constantinopla.

Sem comentários: