segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cartas de Amor Wolfang Amadeus Mozart (1756 - 1791)

Carta (I)



Para Constanze, enviada de Dresden, 16 de Abril de 1789
Querida mulherzinha, tenho vários pedidos a fazer. Peço-te que
1 - não estejas triste,
2 - olhes pela saúde e tenhas cuidado com as aragens primaveris,
3 - não saias sozinha - de preferência não saias de todo,
4 - tenhas a certeza absoluta do meu amor. Até agora nunca te escrevi uma única carta sem ter , 6 de Junho de 1791de mim o teu querido retrato,
5 - peço-te para que a tua conduta seja cautelosa, não só para a tua honra e a minha, maspelas aparências. Não te zangues por te pedir isto. Devias amar-me ainda mais por dar valor `tua honra,
6 - e, por último, peço-te que me envies mais pormenores nas tuas cartas. Gostaria muito de saber se o nosso cunhado Hofer nos visitou no dia da mknha partida? Se os Langes aparecem de vez em quando? Se o retrato está adiantado? Que coisas tens feito? Tenho uma curiosidade natural por todas estas coisas.
W. A. Mozart
Carta (II)
Recebi agora mesmo a tua carta e fiquei encantado por saber que estás de boa saúde e bem-disposta. Madame Leutberg lavou-me a capa e o laço, mas gostava que as visses! Deus do céu! Não me canso de lhe dizer Deixe-me mostrar-lhe como é que a minha mulher faz! - mas é escusado. Fico muito contente por te saber com bom apetite -mas quem se empanturra, caga muito - não, anda muito, quero eu dizer. Mas não gostava que desses longos passeios sem mim. Peço-te que sigas os meus conselhos, pois vêm do meu coração. Adieu - meu amor - meu único amor. Apanhaste-os no ar, esses 2999 1/2 beijinhos meus que vão voando, à espera que alguém os trinque. Queria sussurrar uma coisa ao teu ouvido - e tu no meu - e agora abrimos e fechamos as nossas bocas - outra vez - e outra e outra vez - e por fim diremos: Plumpi e Stumpi - Bem, podes pensar no que te agradar - por isso é que é tão cómodo. Adieu. Um milhar de beijos ternos. Sempre teu.
Mozart

Sem comentários: