quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Contos...


Vou começar hoje a postar um conto de José Luís Peixoto chamado "Os meus pecados", todos os dias vou colocar um paragráfo ou dois deste conto.
Os meus pecados
Foi num sábado. Eram sete e meia da tarde. Tinha acabado a missa de sábado. Quando o senhor prior disse ide em paz e que o Senhor vos acompanhe, eu e todos os rapazes da minha idade ficámos. Estávamos sentados nos bancos da igreja. Eu tinha oito anos. andava na terceira classe. A irmã Lúcia esperava connosco. Às vezes, levantava-se. Os seus passos ecoavam no mármore. Eu e os outros rapazes olhávamos para ela, pois não havia mais nada para onde olhar. A irmã Lúcia controlava as entradas e saídas da sacristia. Primeiro iam as meninas, uma a uma. As meninas estavam sentadas num lado da igreja. Os rapazes estavam sentados no outro lado. Entre nós hava um corredor. Havia muit tempo que a irmã Lúcia nos tinha ensinado que, quando atravessássemos esse corredor devíamos baixar levemente o joelho e pelo menos fingir que nos benzíamos.
No meu ano havia uma desproporção clara entre rapazes e raparigas. Em toda a vila, havia dezasseis rapazes da minha idade e apenas quatro raparigas. Antes da catequese, as meninas ficavam encostadas à porta do salão paroquial à espera da irmã Lúcia, enquanto os raazes andavam a correr de um lado para o outro, às vezes à porrada, e quando a irmã entrava no adro, sentíamos os passos dos seus pequenos sapatos rasos de borracha e ficávamos parados, a transpirar, com as camisas fora das calças. A irmã Lúcia contava-nos histórias de Jesus e dos apóstolos. Os dias que gostávamos mais eram os dias em que víamos slides. A irmã Lúcia dizia a semana vamos ver slides. Depois, na semana seguinte, ou dizia a máquina dos slides está avariada, ou ia buscá-la e entrava carregando-a e carregando a nossa idéia de que a máquina era muito sensível e importante.
(continuação deste conto amanhã)



Sem comentários: